Saturday, December 02, 2006

Mr. Sandman

Um dos meus autores favoritos é um inglês meio doidinho chamado Neil Gaiman. Na minha incipiente opinião de leitora, acho que ele foi o responsável pela "virada linguística" dos quadrinhos, chamando a atenção para os roteiros e colocando os escritores no mesmo nível dos ilustradores - senão na dianteira.
Foi no final dos anos 80 que ele pegou uma história meio lado b e refez, junto com o ilustrador Dave McKean, numa das mais lindas graphic novels que já vi: Orquídea Negra. Daí pra resgatar do limbo um super-herói e montar todo um universo novo e mítico, foi um tapa. E foi aí que eu fiquei maníaca pelo Sandman e sua família.
Mas o nosso escritor em tela não se mixa a escrever quadrinhos (ah é, tem a Angela também, que pra mim foi o melhor do Spawn). Ele também sabe fazer loooongos romances e alguns, tenho que confessar, achei meio chatinhos. Mas o último lançado no Brasil, "Os Filhos de Anansi", eu não li ainda.
E esse embroma todo aqui foi só pra contar que eu descobri que Anansi é uma narrativa mitológica africana. Anansi, no livro pra crianças que eu li ontem, é um fazendeiro que, numa temporada de perdas na colheita, resolve armazenar comida e desconfia, junto com seus três filhos, de que um ladrão entra na fazenda toda noite e rouba comida. Os filhos então armam um plano e montam, na entrada da fazenda, um boneco com piche, para manter o ladrão preso até o dia seguinte.
E no dia seguinte, lá está Anansi preso no boneco. Para sair dali, ele rasga toda a roupa e, morto de vergonha, sobe pela parede e se enfia no buraco mais no canto. E é por isso que as aranhas sobem pelas paredes.
Eu também descobri ontem que fufu é um tipo de purê de inhame africano, mas deixa pra lá.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home