Wednesday, June 06, 2007

Irmãos Coragem

"Mas quem à vida se entrega
A sorte não nega seu braço, irmão"

Eu já falei aqui sobre este livro. "Os Irmãos Corsos". Dumas pai. E um dos meus favoritos de todos os tempos.
É sobre os gêmeos Luciano e Luís DeFranchi. O primeiro, aventureiro de carteirinha, corso até debaixo d'água e mediador oficial da vendetta da hora em Sullacaro. O segundo, um cosmopolita, advogado em Paris. Um moreno, queimado de sol; o outro, elegantemente pálido como convém a um cidadão urbano. O que um sente, o outro sente.
Quando Luís é assassinado num duelo por causa de uma bela mulher, Luciano sente o impacto da bala e corre para vingar o irmão.
Ocorre que dados os acontecimentos recentes, estou pensando em trocar meu nome para Luciana DeFranchi. A despeito da minha palidez prussiana e do meu total desconhecimento da arte das armas, ando me identificando deveras com alguns aspectos da personalidade do jovem corso. Cá está uma diplomata enrustida, séria candidata ao Nobel da Paz e ao trabalho bem-sucedido na Faixa de Gaza. Que vendetta, o que.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home