Thursday, August 30, 2007

Lord help me please

Eis que Deus, em sua infinita misericórdia, me deu duas chances de minorar a miséria absoluta que tenho vivido nos últimos tempos.
A primeira apareceu lá pelas dez e meia da manhã. Um folhetinho de fundo-de-quintal com uma capinha amarela impressa em gótico. Tava lá, na página 18, a informação que eu estava procurando há quase quatro anos:
Em 25 de julho de 1845, chega a barca inglesa "Agripina" de 258 toneladas, embarcando 208 colonos e chegando com 210, dois nasceram a bordo, levando 44 dias de viagem. Um dos passageiros era corcunda.
Famílias que vieram nesse navio: bla bla bla bla
NICOLAU GRINGS bla bla bla
Entre os colonos chegados nesta embarcação, apareceram dois casos de febre tifo. Os doentes foram logo isolados, mas sendo a doença contagiosa, logo apareceram outros casos. O Governo Provincial alarmado com a situação, logo providenciou a partida para a serra dos colonos que ali estavam.

QUATRO ANOS procurando por alguma notícia da chegada deste homem, e ela me aparece numa quinta-feira descompromissada com a felicidade num folhetinho encaminhado para o Depósito Legal na Biblioteca Nacional. Lembrei de todos os cartórios, cemitérios, cidadezinhas do interior e matos afora em que me enfiei procurando saber quando diabos esse homem tinha chegado. Todos os e-mails, tudo o que li, estudei, busquei, vasculhei, e a única pessoa que me ajudou e que sabe de todo esse processo não merece saber deste avanço. Crise de choro número 2 do dia.

E a segunda oportunidade veio lá passando das quatro da tarde. E era ELE.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home