Monday, September 25, 2006

Wake up, little Susie

Acordei da minha primeira tentativa de sono às três da manhã, sobressaltada.
Depois não pude mais dormir. Fui ver mais um dos meus filmes favoritos que fala sobre desencontros desta vida tão maluca: Corações Apaixonados (mas eu prefiro no original, Playing by heart). Baita elenco. Angelina Jolie maravilhosa. Sean Connery, então, nem precisa comentar.
Tentei utilizar uma das bibliotecas desta cidade nem tão maravilhosa assim.
E toda vez que faço isso, me lembro por que é que eu odeio a biblioteconomia.
Porque a gente entra nos lugares e parecem sepulcros, habitados por almas penadas, preguiçosas e mal humoradas, preocupadas demais em manter sua mesa limpa e sua violetinha saudável.
Porque a gente pede por um livro que procurou na estante e não achou, e dá de cara com um sistema medieval, arcaico e inconcebível numa instituição daquele tamanho, no qual o processo de circulação não conversa com o catálogo e a bibliotecária sem sequer perguntar qual é o livro te manda pra outro balcão, porque tem milhares de documentos disponíveis no sistema que estão emprestados.
Aí tu chega no maldito balcão e vem uma estagiária com uma caixa de fichas, pedindo pelo título do livro pra ver se ele não foi emprestado entre ontem e hoje, porque o sistema não foi atualizado ainda com aquela montanha de empréstimos manuais.
E depois de tudo isso, fica bem fácil entender por que é que as pessoas odeiam bibliotecas. E por que é que me olham com tanto espanto quando digo que sou bibliotecária - e digo isso cada vez mais baixinho, com mais vergonha dessa classe que se esconde atrás da poeira pra não ter que atender usuário chato, onde é que já se viu, essa gente que vem aqui usar os livros e bagunçar tudo.
E se eu insisto nessa coisa de biblioteconomia, é só porque eu ainda não sei bem o que quero da vida. E porque a Oráculo até que é um bom exemplo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home