Friday, November 24, 2006

Sad but true

Tô ficando especialista em comentar Manoel Carlos.
Agorinha mesmo vi uma cena de uns bons cinco minutos falando sobre a Confeitaria Colombo - e em todas as colocações dele preciso concordar totalmente. A Colombo é um dos lugares obrigatórios deste Rio de Janeiro que repousa na Guanabara.
Mas o que me prendeu a atenção foi uma frase que ouvi da boca da personagem e ouvi de minha própria boca um tempinho atrás. Inclusive estou aventando a possibilidade de estar com um olheiro em volta naquela manhã luminosa de domingo, sentado por perto, me ouvindo dizer "tem coisa mais prosaica do que café com leite"? Porque NINGUÉM MAIS na face da Terra usaria "prosaica", nem num diálogo da novela das oito. Ou usaria?
Enfim. No breve monólogo falando sobre uma tarde maravilhosa na Colombo, a Lilia Cabral ainda faz o favor de dizer uma verdade que anda me martelando os ombros há algum tempinho. Tudo que a gente quer é que alguém nos ouça, mesmo sem dizer nada.
Eu ouso tirar o "mesmo". Tudo que a gente quer é que alguém nos ouça sem dizer nada. Porque é inevitável. No dizer, a gente julga, opina, adverte, dá conselho. E normalmente não é nada disso que se quer ao falar: a gente só quer esvaziar, ouvir a própria voz pra ver se processa melhor. No máximo, um "hum, hum" de solidariedade. Um "eu sei", ou "entendo". E esse é um dos "problemas" da visão masculina das coisas: para eles, compartilhar é pedir uma solução.

***
Hoje achei, por breves momentos, que ia conseguir evoluir um pouco nos meus pensamentos germanísticos-dissertativos. Doce ilusão. Vencida pelo cansaço, deitei e dormi, embalada pela novelinha e pela sessão da tarde. E ainda estou pensando se esse não vai ser o meu destino desta noite de sexta-feira.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Atualmente acho tão bom não ser obrigada a fazer alguma coisa, principalmente sexta à noite. Simplesmente fazer o que eu tenho vontade ou preciso... e por incrivel que pareça estou precisando tanto de sossego, calmaria, bom sono...pior, isso anda em falta nas prateleiras de minha vida, nem parece que sou aposentada... Beijoquinhas! Mamy

10:54 PM  

Post a Comment

<< Home