Monday, December 24, 2007

Gaúcho de Passo Fundo

Eu já tinha visto uma palestra do Airton Ortiz no congresso de genealogia, em setembro. Nessa em especial, ele falava sobre a viagem que fez seguindo os pontos de descobertas evolutivas da humanidade, desde o Australopitecus africano até a nossa Luzia mineira, a primeira brasileira. Mas não sosseguei enquanto não pus os dedinhos no livro: "Na Trilha da Humanidade". Das várias pérolas, por enquanto a mais pândega e genial pra mim é esta:

No Quênia vivem 70 tribos e outras tantas na Etiópia. Nos hotéis de beira de estrada não perguntam pela nacionalidade, claro, mas pela tribo. Ao preencher a ficha no hotel em Noyale, no local onde deveria informar minha tribo, coloquei "gaúcho". A recepcionista, ao conferir os dados, curiosa, perguntou se éramos nômades. Seminômades, respondi. E lhe expliquei:
- Moramos na planície no outono e na primavera. Mas no verão nos mudamos para a beira do mar, onde adoramos o sol, embriagamo-nos com uma bebida fermentada a partir de cevada e comemos carne de gado quase crua, apenas tostada diretamente no fogo. No inverno, muitos de nós se mudam para as montanhas, onde adoram o fogo, tomam uma bebida fermentada a partir da uva e comem carne de galinha com as mãos.
Pela sua cara, acho que nos achou bárbaros demais para os padrões africanos.

1 Comments:

Blogger Derbi said...

Muuuuuuuuuuuuuito bom!!!!
baah quero ler esse livro!!

e tu teve pelos pagos e não me convocou para o gordo né???, mas que barbaridade!!

1:22 PM  

Post a Comment

<< Home