Saturday, May 05, 2007

Light my way

Plantão de sábado no setor de referência da BN, duas da tarde.
Entram uma mãe e seu filhinho, sete anos, por aí. O guri é claramente hiperativo, ou hipercurioso, ou ambos. E educado. Dá boa tarde depois de se desvencilhar da catraca acionada pelo maldito crachá e sai vasculhando as estantes, fascinado com a quantidade de livros. A mãe pede alguma enciclopédia sobre animais. Eu vou atrás do guri. Só podia ter nome de anjo.
Tem algum bicho que tu queira saber?
Ele está na frente da coleção de Lex. Passa os dedinhos pelas lombadas.
ISSO TUDO são dicionários sobre bichos??
Não, isso são livros de outra coisa. Que bicho tu quer saber?
Ehm.... o leão.
Tá. Eu vou procurar o leão pra ti.
Eu já sabia que a tarefa era difícil. Enquanto isso, a mãe do guri chamou, com as Larousse dos cavalos e dos gatos na mão. Era óbvio que não ia ter nada específico sobre o leão. Em todo caso, se a Barsa me ajudasse, o verbete ia ser bacana. Pff.
Fui lá.
Ó, eu não tenho nenhum livro de leão...
Sabem o que o guri me disse?
SABEM?
"Desculpe..." DESCULPE!
Essa eu nunca tinha visto. Ri.
Não, EU é que tenho que te pedir desculpas!
Sabe o que é? É que eu pedi o leão mas pode ser outro porque eu gosto de todos os animais.
Então tá bom esse de cavalos?
Tá.
Então tá bom.
Na saída, dez minutos depois, a mãe passa comentando. "A gente só veio fazer uma horinha, vamos ao cinema, eu já tinha dito pra ele que aqui era legal e ele queria muito conhecer."
Pergunta: por que é que as mães do mundo não fazem isso sempre? Não, vão fazer horinha com os filhos no Bob's, no McDonald's, no shopping. Enquanto isso, perdem o brilho no olho deles vendo aquelas montanhas de livros com mundos maravilhosos e diferentes, de graça e ao alcance da mão.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home