Monday, October 30, 2006

Space oddity

Um dos caras que li neste último ano e que fez mais sentido pra mim se chama Gaston Bachelard. Mas não li tudo não, li o que ele fala sobre a poética do espaço.
Aliás, não sei se o que mais falou a mim foi o Bachelard ou Mário Chagas contando sobre o chapeuzinho de formatura do filho. Todo esse papo é sobre a necessidade que temos de musealizar o mundo e as coisas. A gente "iconiza" e musealiza coisas pra relembrar - ou melhor, pra não esquecer.
Digo isso porque no meio dos vinte quilos de porcarias que eu trouxe, algumas eram mais porcarias que as outras. Nessas, incluo uma agenda de 1998 colorida e cheia de citações, máximas, aforismos, anotações, aniversários, guardanapos, recadinhos, telefones, lembretes - um museuzinho do meu ano. E subitamente senti falta de fazer isso, que já não faço há algum tempo. Talvez por falta de coisas boas a lembrar, talvez por não me dar conta da força da musealização.
Mas que é bom demais ver isso depois de tanto tempo...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home